Notice: Trying to get property of non-object in /home/storage/b/81/e9/drcesarnogueira/public_html/wp-content/themes/drcesar/functions.php on line 36
Reposição de Testosterona - Mitos e Verdades - Dr. César Nogueira | Medicina . Bem-estar . Longevidade


Blog

Dicas e novidades para uma vida mais saudável
e com muito mais qualidade de vida.

Reposição de Testosterona – Mitos e Verdades

Os hormônios são substâncias químicas essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano, sendo responsáveis por regular todas as reações metabólicas do organismo. Entre os hormônios mais importantes está a testosterona, esteróide fundamental para a saúde, que desempenha papel crucial na manutenção da saúde sexual, disposição, energia, saúde óssea/arterial e composição corporal, não só dos homens, mas também das mulheres.  Durantes as fases da Andropausa e Menopausa, com a diminuição natural da testosterona no organismo, podem surgir sintomas como desânimo, aumento da gordura abdominal, flacidez, raciocínio lento, menor apetite sexual e perda dos pêlos pelo corpo. Além disso, a queda deste hormônio pode aumentar o risco de infarto, depressão e câncer, principalmente o de próstata. Por isso, independente da idade, é importante procurar um médico especialista e realizar exames que dosem a quantidade de testosterona no organismo, a fim de diagnosticar e tratar quando houver a necessidade ou um declínio acentuado.

Apesar de ser comprovadamente benéfico – quando há a indicação correta – a terapia de reposição de testosterona ainda é cercada de dúvidas. Pensando nisso, enumerei alguns dos principais mitos e verdades sobre o papel deste hormônio no organismo e sobre a sua reposição química:

● “Reposição de testosterona causa câncer” – MITO. Pelo contrário, quando a reposição é feita de forma correta, com o acompanhamento médico, ela pode até diminuir o risco de certos tipos de câncer, como o de próstata. No entanto, é fundamental que o tratamento seja feito com um médico especializado, a fim de evitar o abuso no uso do hormônio e não acarretar nenhum efeito colateral da terapia de reposição.

● “Testosterona melhora a vida sexual do homem e da mulher” – VERDADE. A diminuição nos níveis de testosterona está diretamente ligada com a falta de libido e outras alterações na função sexual. Por isso, a reposição hormonal após a andropausa e a menopausa é altamente indicada para manter a vida sexual ativa e atenuar esses problemas.

● “A reposição hormonal é a única responsável por fazer os níveis de testosterona voltarem ao normal e resolver todos os problemas” – MITO. Além da terapia de reposição do hormônio, é fundamental adotar paralelamente alguns hábitos saudáveis, a fim de otimizar os níveis de testosterona no organismo. São eles: a prática de atividade física, a reeducação alimentar, eliminar o tabagismo e manter em dia os níveis de vitamina D no organismo, por meio de exposição solar moderada ou suplementação.

● “A reposição de testosterona é boa para ganhar massa muscular” – VERDADE. Quando bem indicada, a terapia de reposição hormonal reduz a gordura corporal e aumenta a massa muscular, a força, a densidade óssea e a energia, sem causar prejuízos à saúde, se prescrita e acompanhada por um médico especializado.

Contato